É fascinante descobrir os caminhos que as crianças fazem ao elaborar e
sistematizar seus conhecimentos e com isso acompanha-las em suas novas
descobertas, propondo questões e esperando que elas descubram e nos
surpreendam com suas soluções. O educando aprende quando encontra
significado naquilo que lhe é ensinado e busca novos conhecimentos
quando o educador lhe dá subsídios para construir sua própria autonomia,
dando significado ao que pretende ensinar, oferecendo ao educando
atividades interessantes e desafiadoras que partam de sua experiência
cotidiana.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo matemático,
podemos associar o conhecimento matemático através da literatura
infantil tornando assim a aprendizagem matemática interessante, e
significativa, fugindo de teorias e atividades em que o educando
considere-a como uma disciplina difícil. Essas atividades devem
favorecer momentos de trabalho individual ou coletivo para que o
educando possa construir seu conhecimento, apropriar-se dele e tornar-se
um indivíduo autônomo, capaz de aprender sempre.

O ensino da matemática em conexão com a Literatura Infantil
prestará sua contribuição na medida que forem exploradas metodologias
que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a
argumentação o espírito crítico, e que favoreçam a criatividade o
trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do
desenvolvimento da confiança na própria capacidade de enfrentar
desafios.
Fonte: Portal Educação
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