terça-feira, 20 de setembro de 2016

O ensino matemático e a Literatura Infantil

    É fascinante descobrir os caminhos que as crianças fazem ao elaborar e sistematizar seus conhecimentos e com isso acompanha-las em suas novas descobertas, propondo questões e esperando que elas descubram e nos surpreendam com suas soluções. O educando aprende quando encontra significado naquilo que lhe é ensinado e busca novos conhecimentos quando o educador lhe dá subsídios para construir sua própria autonomia, dando significado ao que pretende ensinar, oferecendo ao educando atividades interessantes e desafiadoras que partam de sua experiência cotidiana.



As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo matemático, podemos associar o conhecimento matemático através da literatura infantil tornando assim a aprendizagem matemática interessante, e significativa, fugindo de teorias e atividades em que o educando considere-a como uma disciplina difícil. Essas atividades devem favorecer momentos de trabalho individual ou coletivo para que o educando possa construir seu conhecimento, apropriar-se dele e tornar-se um indivíduo autônomo, capaz de aprender sempre. 

    A Literatura Infantil no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do educando. A aprendizagem através das histórias permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido.

     O ensino da matemática em conexão com a Literatura Infantil prestará sua contribuição na medida que forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação o espírito crítico, e que favoreçam a criatividade o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. 


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