quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ciências exatas: um desafio?

     As ciências exatas relacionam conhecimento sobre cálculos, fórmulas e conceitos que, para serem entendidos precisam ser praticados constantemente. Apesar da dificuldade em compreender a parte teórica destes conteúdos, é possível encontrar maneiras para tornar o aprendizado mais fácil e ágil.

Separamos 10 dicas fundamentais:


1 - Domine a teoria de conteúdos básicos: 



     Conteúdos iniciais como frações, porcentagem e tabuada são bastante utilizados para resolver problemas de conteúdos mais complexos. Por isso, nada de deixar de lado algum assunto básico que você não julga ser importante - todos eles são!
                                                                                                               


2 - Não pule etapas:
    
 Não tente criar atalhos para resolver um exercício se você tem dificuldade com as matérias de exatas. Isso provavelmente vai fazer com que você se perca entre um passo e outro e se sinta ainda mais frustrado, o que só vai piorar o seu aprendizado. 


3 - Preste atenção nas aulas:


     A maneira didática com que os professores explicam tende a fazer com que você entenda o conteúdo de maneira mais fácil do que se estivesse estudando sozinho.


4 - E procure não faltar!

     Como um conteúdo pode depender muito de outro visto anteriormente, perder uma aula pode prejudicar bastante o seu progresso. 



5 - Não tenha medo de tirar dúvidas


     Não existe dúvida inútil ou boba! Por isso, não tenha medo de perguntar em aula para o professor o que você não tiver entendido. Caso esteja estudando sozinho em casa ou não puder perguntar para alguém, você pode usar a internet para fazer pesquisas e também para assistir a algumas videoaulas online.



6 - Releia sempre o enunciado das questões



     É muito possível que na primeira leitura um detalhe ou outro tenha passado despercebido - o que pode fazer toda a diferença para a resolução da questão depois. Releia, sublinhe dados importantes e só então parta para os cálculos e aplicações de fórmulas.




7 - Crie um glossário


     As exatas têm uma linguagem específica repleta de símbolos e significados. Crie uma lista com os principais símbolos utilizados (Σ, λ, θ etc) e anote ao lado de cada um seus possíveis significados. Use esse glossário toda vez que for estudar ou resolver exercícios e vá completando-o conforme for aprendendo conteúdos novos.




8 - Estude o conteúdo no mesmo dia da aula
     
       Como o que você viu em sala de aula vai estar mais “fresco” na memória, vai ser também mais fácil de lembrar o conteúdo para estudar sozinho e resolver exercícios.



9 - Não dependa de uma calculadora



     Resolver exercícios sem uma calculadora pode demorar mais, mas é uma boa prática para que você entenda o passo a passo do processo e fixe melhor o conteúdo. 







10 - Pratique, pratique, pratique!


      O treino é essencial para que você assimile o conteúdo. Se tiver mais dificuldade em matemática, repita mais exercícios dessa matéria; faça o mesmo com química e física, se for o caso. E o mais importante: não desista! 

 

Fonte: Guia do Estudante  e Instituto AOCP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário