quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Cubo mágico: um bom aliado da matemática

Um dos quebra-cabeças mais populares e difíceis de montar do mundo, o cubo mágico pode ser um bom aliado no ensino da matemática, segundo o engenheiro civil e arquiteto Fabio Bini Graciose, de 29 anos, que há dois anos participa de torneios montando o objeto.

O brinquedo possui seis lados subdivididos em nove pequenos quadros e a brincadeira consiste em embaralhar as peças e depois ordená-las igualando as cores de cada face. Para o arquiteto, a atividade ajuda a entender dilemas matemáticos como geometria espacial, análise combinatória, probabilidade, entre outros. 

Para resolver o enigma do cubo mágico é preciso mexer em poucas peças para não bagunçar as outras, desenvolvendo assim a lógica e matemática.

O cubo tem 43 quintilhões [milhões de milhões de milhões] de combinações possíveis. Em um nível básico, em sete etapas é possível montar. Graciose diz que a prática auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois a atividade envolve concentração e paciência, melhorando a observação, além de tudo é um bom divertimento.

Dica para os profissionais da educação: O cubo mágico pode ser trabalhado com todas as idades, inclusive com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e EAJA (Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos). O brinquedo pedagógico estimula a participação, desinibindo os mais tímidos e promovendo uma maior interação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário