quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Por que não existe 'Nobel da Matemática'?

Prêmio Nobel da Medicina, da Física, da Química, da Literatura, da Paz... E o da Matemática? Pois é, há quem diga que Alfred Nobel se esqueceu daquela disciplina que tantas dores de cabeça dá aos nossos alunos. Mas será que se esqueceu mesmo? Reza a lenda que deixar a Matemática de lado foi tudo menos um problema de memória.

No seu testamento, Alfred Nobel instituiu uma fundação - a Fundação Nobel - que premia, anualmente, aquelas que são consideradas as maiores realizações do espírito humano. Mas, na altura de redigir as suas últimas vontades, Nobel ignorou a Matemática por razões bem prosaicas: por uma questão de... saias.


"O maior matemático sueco da época do Nobel, que era Gösta Mittag-Leffler, teria tido um caso amoroso sério, com a então mulher dele. Teria sido essa a razão pela qual, na sua lista de ramos do conhecimento a premiar, Nobel riscou a Matemática", conta o matemático português Jorge Buescu.

Lenda ou a mais pura das verdades? Dificilmente algum dia se saberá com rigor matemático. Certo é que um outro fato, este capaz de ser comprovado documentalmente, mostra que os dois homens não mantinham uma boa relação.

"Mittag-Leffler passou a reitor da Universidade de Estocolmo e Alfred Nobel, que no seu testamento deixava parte da sua herança àquela Universidade, no momento em que o seu rival subiu ao cargo de reitor, riscou-a da lista de herdeiros", conta Jorge Buescu, que é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e autor de vários livros sobre curiosidades em torno da Matemática.

As Medalhas Fields e a Guerra Fria



Sem um verdadeiro Nobel para receberem, os estudiosos da Matemática anseiam por ganhar uma Medalha Fields - o prêmio que, popularmente, é conhecido como o "Nobel" da Matemática.

Esta denominação, conta Buescu, nasceu no período da Guerra Fria: "Nos anos 60, uma matemático norte-americano, Stephen Smale, que era medalhado Fields, quando estourou a guerra do Vietnam e passou a ser um furioso ativista contra o conflito. Além disso, por razões científicas, mantinha relações com a União Soviética. Aliás, era dos poucos matemáticos ocidentais com ligações a Moscovo”.

Por essas razões, a autoridade científica norte-americana cortou-lhe as bolsas. “Foi um escândalo na época e gerou um movimento de cientistas e de matemáticos em sua defesa que diziam que ele era, provavelmente, um dos melhores na sua área e que até tinha ganho o equivalente ao Prêmio Nobel da Matemática", diz Jorge Buescu, acrescentando que foi a partir daí, de 1967, que se passou a "batizar" as Medalhas Fields como o "Nobel" da Matemática.



Fonte: Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário