quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Jean D'Alembert


A 231 anos atrás (29 de outubro de 1783) morria o escritor, filósofo e matemático Jean le Rond d’Alembert. Nascido em Paris, em 16 de novembro de 1717, filho legítimo de uma escritora e um cavalheiro, dias depois de seu nascimento abandonado na Igreja de Saint Jean le Rond por sua mãe e então adotado por um vidraceiro e sua esposa que deu ao menino o nome do santo patrono da Igreja onde fora deixado.


O autor dos livros Discours préliminaire de l'Encyclopédie, Elogios acadêmicos e Tratado de dinâmica estudou teologia e formou-se em direito. Somente depois descobriu sua vocação matemática e física.

Suas pesquisas em física eram relacionaram-se à mecânica racional; princípio fundamental da dinâmica; problema dos três corpos; cordas vibrantes e hidrodinâmica.

Em matemática estudou as equações com derivadas parciais; equações diferenciais ordinárias; definiu a noção de limite; inventou um critério de convergência das séries; demonstrou o teorema fundamental da álgebra, que afirma ter toda equação algébrica pelo menos uma raiz real ou imaginária (teorema de D'Alembert-Gauss).

D'Alembert foi o primeiro a chegar a uma solução para o extraordinário problema da Precessão dos Equinócios. Seu trabalho principal puramente matemático, foi sobre equações parcialmente diferenciais, particularmente em conexão com correntes vibratórias.



Fonte: Wikipédia e History Math


Nenhum comentário:

Postar um comentário