quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O que torna a matemática chata?

“O que torna a matemática muitas vezes chata é que dá a impressão que se trata da aplicação de fórmulas de maneira a ser memorizada”, disse Artur Ávila ao Porvir logo após a conquista da inédita Medalha Fields, prêmio popularmente conhecido como “Nobel da Matemática”. O pesquisador brasileiro vivia uma agenda lotada e, em breves palavras, comentou que o que afasta alunos da disciplina é o fato de que “não há espaço para a criatividade”.


Na última quarta-feira (dia 01/10), o Centro Alemão de Ciência e Inovação reuniu especialistas para tratar desta questão no painel “Equações para uma matemática atraente”, parte da 3ª edição do evento “Diálogo Brasil-Alemanha de ciência, pesquisa e inovação”, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo (SP).



Para Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e idealizador do Mestrado Profissional em Matemática Nacional, é necessária uma transformação profunda, desde a infraestrutura das escolas, passando pela melhoria no Português que permita melhor entendimento dos enunciados, até a formação dos professores. “Hoje, o professor se sente inseguro para sair do roteiro estabelecido e estimular a criatividade. Também ouço muitas críticas ao sistema, que exige cumprimento de programa pré-estabelecido em que o tempo para aplica-lo é muito curto. Então, não há margem de manobra”, diz Viana.


E como seria o mundo ideal? Viana explica que a matemática é uma disciplina considerada “complicada” porque é sequencial, “o aluno não aprende a multiplicar sem primeiro saber como somar. É uma ordem e, se você perde uma etapa, vira um tédio, um jogo abstrato sem sentido”. Ele defende a criação de ritmos diferenciados, que de um lado atenda os que estão com maior dificuldade e, de outro, não prenda um aluno talentoso por causa de um “nivelamento por baixo”.

Um outro ponto defendido por ele é que professores participem do jogo para conduzir a classe de um conceito concreto para a abstração. “A maioria dos professores da educação básica não está habilitada na área em que dá aula. Além disso, [nas faculdades] há um excesso de conteúdo muito avançado, de pedagogia, e muitos professores saem sem saber o que vão ensinar na sala de aula. Eles usam muito mais o que aprenderam na época em que estavam na escola”, completa.



Um comentário:

  1. Olá amigos.

    Quero dizer que adorava Matemática quando fazia o PRIMÁRIO, mas, ao entrar para o primeiro grau, a Matemática ficou chata; porque o que ensinavam era apenas decorar fórmulas sem compreendê-las. Na verdade, o professor também não as compreendiam. Assim, os alunos na vontade de apreender e compreender aquelas fórmulas de Matemática sem sucesso ficam traumatizados, depressivos, infelizes e começam a ter medo da Matemática. Ou o MEC muda o Sistema de Ensino ou seremos alunos frustrados. Eu sou um aluno e pergunto: __ Professor, por que damos o dobro da ou das primeiras raízes quadradas para encontrarmos a seguinte? Deixem a sua resposta neste blog, ok? Atenciosamente Édison Martins da Silva.19/10/2014

    ResponderExcluir