terça-feira, 2 de setembro de 2014

A matemática na primeira infância


As dificuldades em matemática são relativamente comuns nas crianças em idade escolar. Quase uma criança em dez receberá um diagnóstico de distúrbio de aprendizado relativo à matemática ao longo de sua escolaridade. Uma forma de tentar evitar um atraso da criança em relação à disciplina, é estimular, desde cedo, seu contato com números e operações.

O aprendizado precoce da matemática pode e deve fazer parte integrante das atividades diárias das crianças. O estímulo às habilidades numéricas na primeira infância ajuda na aquisição de conhecimentos em matemática na escola. A partir dos seis meses, por exemplo, os bebês já são capazes de perceber a diferença entre pequenos conjuntos de elementos com quantidades diferentes. Aos três anos, compreendem o processo de adição e de subtração.


Para expor as crianças pequenas ao ensino da matemática e estimular o desenvolvimento das habilidades numéricas de seus filhos, confira algumas dicas:

- As experiências de aprendizado devem ser prazerosas e apropriadas ao desenvolvimento, para que as crianças continuem praticando essas atividades e não fiquem desestimuladas;

Crianças brincando de supermercado
- Invista em jogos de tabuleiro e outras atividades envolvendo experiências com números;

Jogos de tabuleiro
- Materiais como cubos, quebra-cabeças e formas também são estímulos válidos;

Criança utilizando o Tangram
- Pais e professores devem oferecer momentos educativos espontâneos, onde incentivam a criança a pensar em números e falar deles;

- Números podem ser introduzidos em várias áreas, incluindo as brincadeiras (jogos de dados), a arte (desenhar certa quantidade de estrelinhas) e a música (manter um ritmo de duas ou três batidas).



Fonte: EBC




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