terça-feira, 19 de agosto de 2014

A fórmula de organizar objetos redondos

Você provavelmente já viu em feiras e supermercados frutas e vegetais empilhados em formato de pirâmide, não? O que a maioria das pessoas não sabe é que essa técnica para empilhar objetos esféricos foi proposta em uma teoria matemática do século XVII e só foi provada no último dia 10, 403 anos depois.


Em 1611, Johannes Kepler sugeriu que a melhor maneira para organizar objetos redondos, como laranjas, era criar uma pirâmide. O problema é que ele não conseguia provar a sua teoria, por mais que ele tentasse criar fórmulas para fazer a comprovação.

Johannes Kepler
Agora, a tese finalmente saiu do papel e foi comprovada com a ajuda da tecnologia. Thomas Hales, da Universidade de Pittsburgh, é um matemático que desde 1998 trabalha em cima do projeto de Kepler.

Na década de 90, o pesquisador desenvolveu uma pesquisa sobre a tese de Johannes Keppler de 300 páginas, que demorou quatro anos para ser revisada por 12 pessoas. Quase 16 anos depois, o Projeto Flyspeck, que foi criado por Hales para provar a teoria de Keppler, finalmente chegou ao fim: um computador processou a fórmula criada pelo matemático e atestou a sua eficácia.

Thomas Hales
A tese do século XVII já havia sido comprovada na prática, mas ela é tão complexa que era impossível, com os recursos da época de Keppler, conseguir comprová-la matematicamente. Agora, o mistério chegou ao fim e foi comprovado que as pirâmides presentes nas feiras e mercados têm uma explicação lógica.


Fonte: New Scientist e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário