quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Medalha Fields dessa vez é Brasil!

Nesta terça-feira, 12, o matemático brasileiro Artur Avila Cordeiro de Melo, de 35 anos, nascido no Rio de Janeiro, recebeu na abertura do 27º Congresso Nacional de Matemáticos a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da Matemática". Artur, que é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro, será a primeira pessoa da América Latina a ganhar o prêmio.

No argumento, os diretores da União Internacional de Matemáticos (IMU, sigla em inglês) destacaram o trabalho de Ávila por suas "profundas contribuições na teoria
dos sistemas dinâmicos unidimensional".

O brasileiro (que também tem nacionalidade francesa) já vinha sendo citado nos últimos anos como forte candidato ao prêmio já que é considerado um dos matemáticos mais talentosos de sua geração.

A premiação, que aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, é realizada a cada quatro anos pela União Internacional de Matemática a estudiosos com menos de 40 anos de idade que tenham alcançado resultados inéditos e revolucionários na área.

Outros três especialistas também foram premiados: Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA); Martin Hairer, da Universidade de Warwick (Inglaterra) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA), primeira mulher a receber essa honra.
Da esquerda para a direita: Manjul, Martin e Maryam Mirzakhani.


Fonte: Folha e O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário