quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Software facilita aprendizagem matemática de crianças com deficiência visual

Um software inédito e de utilização gratuita desenvolvido na Unicamp deve auxiliar crianças deficientes visuais no aprendizado da matemática. O MiniMatecaVox, voltado para crianças com idades de seis anos matriculadas no ensino fundamental, traz uma série de atividades elementares da matemática que podem tornar o seu ensino mais lúdico, agradável e motivador. As atividades contemplam tanto o ensino da matemática, como a inclusão digital e recreação, importantes para crianças em fase inicial escolar. 

Foto de Antonio Perri
Ele foi desenvolvido pelo tecnólogo brasileiro Henderson Tavares de Souza, como parte de sua pesquisa de mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), da Unicamp.

Segundo Tavares, o app tem um funcionamento simples e executa, por meio de comando de voz, atividades elementares de matemática, como somatória, divisão, subtração e resolução de problemas. Ele ressalva que todas as atividades do aplicativo foram elaboradas utilizando vozes humanas, incluindo a de crianças na mesma idade, com o intuito de tornar a experiência do deficiente visual mais agradável e motivadora.

“Identificamos por meio de pesquisas na literatura científica e avaliações nas instituições de ensino regular e especializado que há uma carência muito grande na área de matemática para o aprendizado de crianças deficientes visuais. Surgiu então a nossa proposta de aprimorar o ensino da matemática para essas crianças. Existem muitas pesquisas e iniciativas voltadas para o ensino de deficientes visuais, mas a maioria delas é focada no ensino superior, para o desenvolvimento de atividades de matemática mais complexas”, justifica o criador do aplicativo.

O MiniMatecaVox compõe um dos aplicativos do sistema operacional de código aberto Dosvox, idealizado pelo professor Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Dosvox permite que deficientes visuais utilizem um computador pessoal para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo independência no estudo e trabalho.

Trata-se de um sistema que interage com o usuário por meio da voz. Ele possui mais de 80 aplicativos, tais como formatador para o sistema Braille, dicionários, caderno de telefones, agenda, jogos diversos, navegador de internet, correio eletrônico, leitor de telas, livros, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário