segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Mistério Matemático em Tábua de Babilônia

     Um grupo de pesquisadores da universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália descobriu que um objeto de argila, conhecida como Plimptom 322, de 3.700 anos é, na verdade, uma tábua trigonométrica, a mais antiga escritura matemática para calcular como construir palácios, templos e canais. 
     Tal descoberta mostra que os babilônios foram mais rápidos que os gregos para a invenção da trigonometria. Os babilônios teriam chegado mil anos mais cedo, o que revela uma antiga sofisticação matemática escondida até agora
     Segundo Daniel Mansfield, do Curso de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências da Universidade de Nova Gales do Sul, a "Plimptom 322 confundiu os matemáticos durante mais de 70 anos, já que contém um padrão especial de números chamados de triplos pitagóricos. O grande mistério, até agora, era o seu propósito - por que os escritores antigos realizavam a tarefa complexa de gerar e classificar os número na tabela"
     "A Plimptom 322 existiu antes de Hiparco em mais de mil anos", disse Norman Wildberger, professor associado a Mansfield. "Isso abre novas possibilidades não apenas para a pesquisa matemática moderna mas também para a educação matemática."     


Nenhum comentário:

Postar um comentário