terça-feira, 15 de agosto de 2017

A importância da comunicação nas ciências exatas


     Antigamente muitas pessoas associavam à pessoas que gostavam de ciências exatas uma imagem de uma pessoa introspectiva e com pouco traquejo social, mas o perfil do estudante de exatas mudou e já não comporta mais este esterótipo. Uma pesquisa realizada em escolas britânicas indica que alunos mais comunicativos têm a maior probabilidade de alcançar melhor desempenho nestas disciplinas.
     Essa descoberta traz uma nova perspectiva para a noção de que crianças com vocação para ciências exatas teriam um perfil de comunicação diferente daquelas que apresentam habilidades em linguagem e ciências humanas.
     O uso de discussões no ensino de ciências exatas e da natureza tem relação com as bases do processo científico: por meio da argumentação, aprende-se a elaborar hipóteses, analisar possibilidades e trabalhar de modo conjunto na busca por um resultado. Esta é a ideia defendida pela professora e pesquisadora Lexi Wichelt em seu trabalho sobre a importância da comunicação no ensino da matemática. 
     “Quero que meus alunos sejam capazes de se comunicar com seus colegas e professores. Se os alunos conseguem comunicar seus passos e responder questões sobre como chegaram à resposta, então eles têm um bom entendimento do tópico”, diz. “Eles precisam ser capazes de analisar o problema, encontrar um método apropriado para resolução e então comunicar esses passos aos colegas ou professores.” 
    Saiba mais sobre esse estudo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário