terça-feira, 25 de outubro de 2016

A fórmula matemática da felicidade

Some realidade, subtraia expectativas, misture com inveja e culpa... E temos a previsão quase perfeita para a felicidade humana.

Equação coloca felicidade como diferença entre expectativa e recompensa - Divulgação

É possível traçar um padrão de felicidade? E se uma equação matemática pudesse descrever com precisão o quão feliz é uma pessoa em determinada situação? Foi exatamente isso que cientistas britânicos fizeram, ao relacionar o sentimento de satisfação no cérebro diante de inúmeras possibilidades.

De acordo com o estudo, publicado na revista Procedimentos da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS, em inglês), nós somos mais felizes quando conseguimos um desempenho melhor do que o esperado diante do dilema risco-recompensa. Imagens escaneadas do cérebro embasaram a pesquisa, mostrando que o prazer é detectado em áreas do órgão ligado ao bem-estar. Após correlacionar os dados, os pesquisadores chegaram a seguinte equação:

Para construir o modelo matemático, a equipe analisou os resultados de 26 pessoas que realizaram uma tarefa em ensaios repetidos, tendo que escolher entre os caminhos de recompensas monetárias garantidas ou arriscadas. Os cérebros dos participantes também foram escaneados por meio da ressonância magnética funcional. Ao final, chegou-se à conclusão de que as expectativas anteriores e recompensas futuras se combinam para determinar o atual estado de felicidade.

Em um segundo momento, a equação foi então aplicada a mais de 18 mil pessoas, que jogaram um jogo de risco-recompensa para celular. Os resultados comprovaram que felicidade dos participantes dependeu do tamanho da diferença entre o que eles conseguiram e que esperam conseguir.

Fonte: O GloboSuper interessante



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário