sexta-feira, 7 de agosto de 2015

                        Jogos na Educação
                       Divirta seus alunos, ensine Matemática 

Ensinar matemática dentro  do contexto em que estão inseridos os alunos de hoje é desmistificar a complexidade do aprendizado, utilizando-se de uma abordagem focada. Daí a necessidade de inserir em nossas aulas atividades com jogos, pois estes constituem um recurso didático de grande importância nas aulas de matemática. Nós como educadores devemos sempre procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem dos nossos alunos. E o trabalho com jogos se convenientemente planejado é uma dessas, pois este faz com que o aluno desenvolva a autoconfiança, a organização e concentração, atenção, senso cooperativo, a socialização e a interação com os demais colegas em sala. Desta forma o uso de jogos no ensino da matemática tem como objetivo despertar no educando o prazer  por aprender essa disciplina e ao mesmo tempo desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade em buscar  estratégias diferenciadas para estabelecer uma cooperação nos trabalhos em equipe vivenciados em sala.


            O educador  deve utilizar os jogos não como instrumentos recreativos na aprendizagem do educando, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em alguns conteúdos matemáticos.
 

             Outra característica positiva das atividades com jogos é a socialização entre os alunos nas atividades em que a turma é dividida  em equipes. Nesse caso, o aluno é levado a experimentar situações em que o sucesso da equipe  depende na maioria das vezes, de uma boa comunicação entre os membros.
 
 
              A aprendizagem através  de jogos como dominó, memória, desafios e outros permitem de maneira lúdica ampliar os conhecimentos dos alunos e fazer da aprendizagem um processo interessante e divertido.
 
 Veja a matéria também aqui.
 Neste link é possível ver outros jogos para sala de aula e também jogos de computador.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário