quarta-feira, 27 de maio de 2015

 
Questão colocada para alunos de 8 anos em uma escola primária no Vietname
 
 
 



Em Abril, meio mundo pôs-se a tentar descobrir a solução para um problema de Matemática colocado num dos exames das Olimpíadas da disciplina das Escolas Asiáticas e de Singapura. A resposta dada como correcta pela organização do evento tinha afinal mais de lógica do que números e o problema tornou-se um fenómeno na Internet, principalmente nas redes sociais. Agora, um jornal online vietnamita revelou um dos desafios lançados aos alunos de uma escola do país e que para muitos se está a revelar um novo e autêntico quebra-cabeças.
A problema foi publicado pelo VN Express no passado dia 18 e esta quarta-feira replicado pelo The Guardian. Foi colocado a alunos da terceira classe, com oito anos, de uma escola de Bao Loc, no centro do Vietname.
Aos alunos foi pedido que preenchessem os espaços em branco com algarismos de 1 a 9 para que, no final, o resultado fosse 66, utilizando as operações de somar, subtrair, dividir e multiplicar.
Segundo um professor de Matemática vietnamita, citado pelo VN Express e pelo Guardian, para a resolução do problema é apenas necessária aritmética. Tran Phuong admite, no entanto, que chegar à solução não é fácil. "Este problema é difícil, mesmo para adultos bons em Matemática, por isso será difícil para estudantes na terceira classe", considerou o professor.
Tran Phuong diz ter enviado o problema para algumas pessoas com elevados conhecimentos matemáticos, incluindo um "doutorado em Economia Matemática”, mas que, até agora, não obteve qualquer resposta.
Após a publicação pelo VN Express do problema, o jornal recebeu mais de 2800 comentários, a maioria com tentativas de resolução. O mesmo se passou com o Guardian, que desde a publicação da notícia na manhã desta quarta-feira recebeu 770 comentários, com possibilidade de respostas, algumas fundamentadas com detalhadas explicações de raciocínio.
A resposta certa ainda não foi anunciada.

Reportagem retirada do site: publico.pt

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