sábado, 8 de março de 2014

Computador resolve discrepância de Erdõs

Máquina conseguiu solucionar enigma antes que qualquer humano - e sua resolução é tão longa que é impossível que uma pessoa revise seus cálculos


Um humano não é capaz de provar um teorema, isso ainda é matemática? É essa a questão que pesquisadores da Universidade de Liverpool estão tentando responder. Um de seus computadores foi capaz de resolver um problema conhecido como "Discrepância de Erdõs". No entanto, a solução tem o comprimento equivalente a todas as páginas da Wikipedia juntas, com mais de 13 gigabytes de dados.
O problema foi criado pelo matemático húngaro Paul Erdõs que, em 1930, ofereceu 500 dólares para quem conseguisse solucioná-lo.
Para ver se o método do computador está certo, demoraria anos. E isso provoca um questionamento filosófico: a prova do computador pode ser aceita se nenhum humano consegue atestar sua veracidade?
De acordo com o matemático GIl Kalai, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a checagem humana não é necessária. Os cálculos poderiam ser comprovados se outro computador chegasse no mesmo resultado com outro tipo de método.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2014/02/computador-resolveu-discrepancia-de-erdos.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário