quarta-feira, 26 de abril de 2017

A Matemática é uma nova aliada em Festival no Rio

A proposta do Festival da Matemática, que começa nesta quinta-feira (27) e vai até o domingo (30) no Rio, consiste em mostrar aos visitantes como a afinidade pelo tema pode abrir portas. Além de oferecer o mundo àqueles que enxergam na disciplina um aliado, algo que está presente em praticamente tudo.


No festival, vai ser apresentado aspectos importantes da Matemática direto para o público de modo que fique colocado em valor o lado lúdico, o lado da diversão e, ao mesmo tempo, o valor da Matemática, a capacidade que ela tem de gerar conhecimento e de distribuir esse conhecimento na sociedade", explica o diretor geral Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana.

"Estamos conseguindo que jovens se interessem por Matemática. A maioria não vai ser pesquisador, mas pode exercer profissões em que a Matemática é muito importante e, com isso, contribuir para a geração de riqueza. Estou pensando em tecnologia, engenharias, em Tecnologia da Informação, Transportes, planejamento de vários tipos, distribuição de energia. Tudo isso são atividades que a Matemática pode ter um papel muito importante e o país ainda forma pouco. E por que é importante isso? Porque profissões como essas são bem pagas e de alta produtividade. ", acrescenta Viana.

O diretor conta ainda que um dos projetos mais bem sucedidos, com mais de dez anos de existência, tem sido as Olimpíadas de Matemática. Nelas, muitos jovens de regiões carentes do Brasil são descobertos todos os anos como talentos para o assunto. E isso não está restrito só à região Sudeste ou a grandes metrópoles.

As atrações serão abertas ao público na Escola Eleva, que fica em Botafogo, na Zona Sul; na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, no Engenho de Dentro, na Zona Norte


Dias: 
  • 27 e 28, das 9 às 17h; e 29 e 30, das 10h às 18h
Locais:
  • Escola Eleva - Rua General Severiano, 159, Botafogo
  • Escola Sesc de Ensino Médio - Av. Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá
  • Nave do Conhecimento Cidade Olímpica - Rua Arquis, 15-16, Engenho de Dentro
Clique aqui para mais informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário