quinta-feira, 24 de abril de 2014

Copa do Mundo vira tema de aulas de matemática.

Na escola Cidade Jardim/ PlayPen, em São Paulo, os alunos do 8º ano aprenderam os conceitos da geometria plana e espacial, na aula de matemática, desenhando os campos de futebol e os estádios que serão sede dos jogos.

Na primeira fase os alunos tiveram de reproduzir um campo de futebol com as medidas oficiais em uma folha sulfite, mantendo as proporções. Na segunda etapa, as crianças fizeram desenhos em 3D dos estádios da Copa. Agora, na última fase, a proposta é criar projetos tridimensionais, na aula de informática.

Alunos desenharam estádios 3D com conceitos matemáticos.

Os alunos receberam imagens dos 12 estádios para se basearem e escolherem um. Reynaldo Rocha Jarro Neto, de 12 anos, desenhou o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, porque o foi que mais lhe chamou a atenção. “Foi um tema muito legal para trabalhar porque tem a ver com nosso cotidiano, uma forma diferente de aprender polígonos e proporção. Aulas de matemática assim são bem melhores.”

Bruno, Reynaldo, Gabriella, Fernanda e Sabrina: alunos da escola Cidade Jardim / PlayPen, em São Paulo, aprendem matemática com temas ligados à Copa do Mundo.

Considerada a melhor desenhista da sala, Gabriella Pereira Vignoni, de 13 anos, fez a perspectiva o estádio de Brasília do lado de dentro e de fora. “Não esperava abordar Copa do Mundo na aula de matemática, foi diferente.”

Sabrina Gitelman, de 13 anos, escolheu o Maracanã porque já esteve no estádio e abusou das cores do Brasil na hora de pintar o desenho. “Gostei bastante de fazer, não gosto muito de matemática, mas por um momento deu para gostar.

Fernanda Brollo Forte, de 13 anos, e Bruno Moura Maranha Soares, de 12, desenharam a Arena Fonte Nova, em Salvador. “Eu conheci este estádio no começo do ano e achei o design diferente. Foi bom ter uma aula diferente que não fica só nos cálculos”, diz Bruno.

"As crianças gostam de aulas mais dinâmicas e o desenhos dos estádios têm mais relação com a realidade deles. Um cilindro, por si só, não tem significado”, diz a professora de matemática Vanessa Queiróz. Com os alunos do 6º ano, a professora vai trabalhar média aritmética usando informações como altura, peso e idade disponíveis nas figurinhas do álbum da Copa do Mundo. 

Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário