quarta-feira, 10 de abril de 2013

II SEMINÁRIO DE ESCRITA E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SELEM)

 
Universidade Cruzeiro do Sul – (São Paulo)
DIAS 24 E 25 DE MAIO DAS 8H ÀS 18H NO CAMPUS ANÁLIA FRANCO
Mais informações no site do evento.


SEXTA-FEIRA – 24 de maio
8h00min
CREDENCIAMENTO
8h30min
ABERTURA OFICIAL
9h00min
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Orquestrando discussões coletivas na aula de matemática: complexidades e desafios para o professor
Ana Maria Boavida (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setubal)
Coordenação: Celi Espasandin Lopes
(Universidade Cruzeiro do Sul)
10h30min
COFFEE BREAK
11h00min
MESA REDONDA
Leituras e Escritas na formação do educador matemático
Beatriz D’ Ambrosio (Miami University)
Elizeu Clementino de Souza (UNEB)
Coordenação: Adair Mendes Nacarato (USF)
12h30min
ALMOÇO
14h00min
COMUNICAÇÕES ORAIS
15h45min
COFFEE BREAK
16h15min
PALESTRAS SIMULTÂNEAS
Leitura de problemas e construção de sentidos: perspectivas para o ensino de matemática
Sueli Cristina Marquesi (Universidade Cruzeiro do Sul)
Resolução de problemas na educação infantil: oralidade, leitura e escrita
Regina Célia Grando (USF)
Leitura e escrita no LD de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Claudianny Amorim Noronha (UFRN)
A matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas
Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)
18h00min
ATIVIDADES CULTURAIS
SÁBADO – 25 de maio
8h00min
MINICURSOS
O Ensino de Estocástica na Infância: atividades potencializadoras da aprendizagem
Débora Oliveira e Antonio Carlos Souza – Universidade Cruzeiro do Sul
Os gêneros orais e escritos: uma articulação possível na apropriação de conceitos e linguagens matemáticas
Cidinéia da Costa Luvison (SME/Bragança Paulista)
Pensamento algébrico – teoria e prática
Lia Marques Marocci (SEE/SP)
Paulo César da Penha (USF e SME Itatiba)
O desenvolvimento da competência leitora e escritora em um ambiente de modelagem matemática
Luzinete de Oliveira Mendonça
José Ferreira da Silva
(Universidade Cruzeiro do Sul)
Era uma vez... Matemática outra vez!
Conceição Longo Martins (GdS/FE/UNICAMP)
O uso dos tablets nas aulas de matemática
Eduardo Jesus Dias (Universidade Cruzeiro do Sul)
10h30min
COFFEE BREAK
11h00min
MESA REDONDA
Comunicação em aulas de matemática
Joyce Furlan (SEE/São Paulo e SME/Itatiba)
Juliana Bagne (SME/Jundiaí)
Martha Kleine (SEE/SP)
12h30min
ALMOÇO
14h00min
COMUNICAÇÕES ORAIS
15h45min
COFFEE BREAK
16h15min
PALESTRAS
Fazendo registros em aulas de Matemática na Educação Infantil: o início do desenvolvimento da escrita Matemática
Antonio Carlos de Souza (Universidade Braz Cubas)
Práticas de letramento e numeramento: algumas contribuições e demandas para a investigação e a formação docente
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)
Leituras e práticas sociais
Luiz Percival Leme Britto (Universidade Federal do Oeste do Pará)
A invenção e a aula de matemática: ler, escrever
Sônia Maria Clareto (UFJF)
A formação inicial e as práticas docentes de matemática: aproximações e distanciamentos
Maria Auxiliadora (Dora) Megid  (PUC-Campinas)
17h30min
MESA REDONDA
ENCERRAMENTO
As potencialidades da Escrita e das Leituras no ensino e na aprendizagem da Matemática
Adair Mendes Nacarato (USF)
Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário