Universidade Cruzeiro do Sul – (São Paulo)
DIAS 24 E 25 DE MAIO DAS 8H ÀS 18H NO CAMPUS ANÁLIA FRANCO
Mais informações no site do evento.
SEXTA-FEIRA
– 24 de maio
8h00min
|
CREDENCIAMENTO
|
|
8h30min
|
ABERTURA
OFICIAL
|
|
9h00min
|
CONFERÊNCIA
DE ABERTURA
|
Orquestrando
discussões coletivas na aula de matemática: complexidades e desafios para o
professor
Ana
Maria Boavida (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setubal)
Coordenação:
Celi Espasandin Lopes
(Universidade Cruzeiro do Sul) |
10h30min
|
COFFEE
BREAK
|
|
11h00min
|
MESA
REDONDA
|
Leituras
e Escritas na formação do educador matemático
Beatriz
D’ Ambrosio (Miami University)
Elizeu Clementino de Souza (UNEB)
Coordenação:
Adair Mendes Nacarato (USF)
|
12h30min
|
ALMOÇO
|
|
14h00min
|
COMUNICAÇÕES
ORAIS
|
|
15h45min
|
COFFEE
BREAK
|
|
16h15min
|
PALESTRAS
SIMULTÂNEAS
|
Leitura
de problemas e construção de sentidos: perspectivas para o ensino de
matemática
Sueli Cristina Marquesi (Universidade Cruzeiro do Sul)
Resolução
de problemas na educação infantil: oralidade, leitura e escrita
Regina Célia Grando (USF)
Leitura
e escrita no LD de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Claudianny Amorim Noronha (UFRN)
A matemática
vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas
Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) |
18h00min
|
ATIVIDADES
CULTURAIS
|
SÁBADO –
25 de maio
8h00min
|
MINICURSOS
|
O Ensino
de Estocástica na Infância: atividades potencializadoras da aprendizagem
Débora Oliveira e Antonio Carlos Souza – Universidade Cruzeiro do Sul
Os
gêneros orais e escritos: uma articulação possível na apropriação de
conceitos e linguagens matemáticas
Cidinéia da Costa Luvison (SME/Bragança Paulista)
Pensamento
algébrico – teoria e prática
Lia Marques Marocci (SEE/SP) Paulo César da Penha (USF e SME Itatiba)
O
desenvolvimento da competência leitora e escritora em um ambiente de
modelagem matemática
Luzinete de Oliveira Mendonça José Ferreira da Silva (Universidade Cruzeiro do Sul)
Era uma
vez... Matemática outra vez!
Conceição Longo Martins (GdS/FE/UNICAMP)
O uso
dos tablets nas aulas de matemática
Eduardo Jesus Dias (Universidade Cruzeiro do Sul) |
10h30min
|
COFFEE
BREAK
|
|
11h00min
|
MESA
REDONDA
|
Comunicação
em aulas de matemática
Joyce Furlan (SEE/São Paulo e SME/Itatiba) Juliana Bagne (SME/Jundiaí) Martha Kleine (SEE/SP) |
12h30min
|
ALMOÇO
|
|
14h00min
|
COMUNICAÇÕES
ORAIS
|
|
15h45min
|
COFFEE
BREAK
|
|
16h15min
|
PALESTRAS
|
Fazendo
registros em aulas de Matemática na Educação Infantil: o início do
desenvolvimento da escrita Matemática
Antonio Carlos de Souza (Universidade Braz Cubas)
Práticas
de letramento e numeramento: algumas contribuições e demandas para a
investigação e a formação docente
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)
Leituras
e práticas sociais
Luiz Percival Leme Britto (Universidade Federal do Oeste do Pará)
A
invenção e a aula de matemática: ler, escrever
Sônia Maria Clareto (UFJF)
A
formação inicial e as práticas docentes de matemática: aproximações e
distanciamentos
Maria Auxiliadora (Dora) Megid (PUC-Campinas) |
17h30min
|
MESA
REDONDA
ENCERRAMENTO |
As
potencialidades da Escrita e das Leituras no ensino e na aprendizagem da
Matemática
Adair Mendes Nacarato (USF) Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário