terça-feira, 23 de abril de 2013

Edição Temática :: Revista Alexandria

Divulgação da edição temática da Revista Alexandria voltada para a Educação Matemática.
Sumário:
Editorial 1
Apresentação 3
Artigos
PAOLA SZTAJN, HOLT WILSON, CYNDI EDGINGTON, MARRIELLE MYERS e LARA DICK – Using Design Experiments to Conduct Research on Mathematics Professional Development 9
ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA – Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática 35
MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO e MAURÍCIO ROSA – A presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações-cena do filme Avatar e vivências em um curso a distância de formação de professores 61
CLAUDIA GLAVAM DUARTE e LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO – Ciência Maior e Ciência Menor: ressonâncias da filosofia de Deleuze e Guattari na Etnomatemática 105
FÁBIO DONIZETI DE OLIVEIRA, MIRIAN MARIA ANDRADE e TATIANE TAIS PEREIRA DA SILVA – A Hermenêutica de Profundidade: possibilidades em Educação Matemática 119
FERNANDO GUEDES CURY – De Narrativas a Análise Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática) 143
FILIPE SANTOS FERNANDES – Memoriais e que tais: tornar-se educador matemático na contemporaneidade 165
IRAN ABREU MENDES – Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática 185
MARCIO ANTONIO DA SILVA – Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna 205
SÍLVIO CÉSAR OTERO-GARCIA e GIOVANI CAMMAROTA – Releituras de um Estado do Conhecimento do Ensino de Análise a partir da Noção de Cognição Inventiva 235
NEUZA BERTONI PINTO e BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES – Impactos do Movimento da Matemática Moderna na Cultura Escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodológicas da história comparada 261
ROSILENE BEATRIZ MACHADO, DÉBORA REGINA WAGNER, CLÁUDIA REGINA FLORES e CÁSSIA ALINE SCHUCK – Aporética do Infinito: [Des]caminhos na Matemática e na Pintura. 283
Literatura, arte e ciência


































Para acessar a revista, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário