quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma Mente Brilhante

Você sabe quem é John Nash?





John Forbes Nash Jr. (Bluefield, 13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton.
John Nash ganhou o prêmio Nobel de Economia, em 1994, junto com John C. Harsanyi e Reinhard Selten, aos 66 anos de idade. Esse prêmio foi o reconhecimento por suas descobertas no campo da Teoria dos Jogos, estudos que ele fizera décadas antes, enquanto era estudante de pós-graduação na Universidade de Princeton.
Foto de 2006

Imagem de 2010 em um evento na USP, em São Paulo

John Nash foi para o Carnegie Institute of Technology estudar Engenharia, mas logo se interessou pela Matemática. Talvez seu primeiro interesse pela Matemática tenha sido aos 13 ou 14 anos, quando leu o livro de E.T. Bell, Men of Mathematics, sendo o texto sobre Fermat o que mais teria lhe chamado atenção, fato que ele menciona em seu ensaio biográfico para o prêmio Nobel.
A teoria dos Jogos é um ramo da Matemática que estuda a interação entre estratégias e foi desenvolvida inicialmente como ferramenta para descrever e prever o comportamento econômico.
O problema mais famoso da Teoria dos Jogos é o Dilema do Prisioneiro, formulado por Merrill Flood e Melvin Dresher em 1950. Mais tarde, Albert W. Tucker fez a sua formalização com o tema da pena de prisão e deu ao problema geral esse nome específico.

Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?

O conceito do Equilíbrio de Nash, generalizou a Teoria dos Jogos, expandindo suas aplicações para vários aspectos da economia e para a ciência política, a sociologia e até à biologia. Com isso, temas como eleições, leilões, o mercado de trabalho e a evolução genética, por exemplo, podem ser tratados como jogos e compreendidos pela análise teórica.
O livro “Uma mente brilhante” de Sylvia Nasar, publicado em 2002 pela Editora Record (traduzido do original em inglês “A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr.” (London-New York, 1998), por Sérgio Moraes Rego, 585p) conta com mais detalhes vida dessa grande personalidade.

A vida de John Nash também chegou ao cinema no filme Uma mente brilhante, dirigido por Ron Howard e estrelado por Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris e Christopher Plummer.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/08/04/premios-nobel-discutem-teoria-dos-jogos-em-sao-paulo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário