Girolamo Cardano |
Girolamo Cardano, nascido em Pávia, Itália, em 24 de setembro de 1501, foi matemático, cientista, filósofo e médico. Era filho ilegítimo de Chiara Micheri e do doutor matemático milanês Fazio Cardano, amigo de Leonardo da Vinci.
Cresceu em meio à precariedades: doenças, sujeira, maus tratos e infelicidade. Apesar de tudo, desenvolveu um talento extraordinário para os estudos. Em 1526, após ter recebido o título de Doutor em Medicina na Universidade de Pádua, começou a exercer imediatamente sua atividade. Ainda em 1526 escreveu o livro "Liber de Ludo Aleae" (Livro dos Jogos de Azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma problemas levantados por Luca Pacioli. A obra de Cardano, no entanto, só foi publicada em 1663. Em sua autobiografia "De Propria Vita", relata que era um grande viciado em jogos (jogou xadrez por 40 anos e dados por 25). Em 1534 conquistou a cadeira de Matemática em Milão, mas continuou estudando e exercendo a Medicina com práticas de astrologia e magia.
Na época, Cardano percebeu que Niccolò Tartaglia conhecia a regra de resoluções das euqações de terceiro grau e conseguiu ser informado de tal regra, sobre a promessa formal de não a divulgar. Quando se deu conta que o bolonhês Spcione del Ferro já tinha, anteriormente, descoberto a fórmula, considerou a promessa desfeita e divulgou a 'descoberta' na obra "Ars Magna".
Através desse incidente ganhou em Tartaglia um inimigo mortal, cujos escritos muito contribuíram para propagar a lenda de um Cardano desonesto e corrompido.
Em 1560, seu filho mais velho, acusado do assassinato de sua mulher, foi executado, em Pávia. Em 1570 foi acusado de tirar o horóscopo de Jesus Cristo, sendo encarcerado pelo tribunal de Inquisição. Foi, então, liberto, mas privado de realizar conferências. Após isso, estabeleceu-se em Roma.
Estabeleceu contato com o Papa, e, por esse motivo, obteve, do religioso, uma renda vitalícia.
Em 21 de setembro de 1576, em Roma, faleceu Girolamo Cardano.
Fonte: http://cwx.prenhall.com/bookbind/pubbooks/thomas_br/chapter1/medialib/custom3/bios/cardano.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Girolamo_Cardano
Nenhum comentário:
Postar um comentário