quinta-feira, 20 de setembro de 2012

229 anos sem Euler

Leonhard Euler
Leonhard Euler nasceu em 15 de abril de 1707, em Basel, na Suíça. Ainda pequeno, mudou-se para Riehen e, por lá, cresceu. Seu pai, Paul Euler, foi o responsável por introduzir a matemática na vida do filho. Durante sua adolescência, Leonhard retornou a Basel, onde decidiu dedicar-se aos estudos de Teologia.
Na escola, Euler não aprendeu nada de Matemática. Era estimulado, apenas, pelas lições de seu pai, o que lhe despertou interesse na área e o fez começar a desenvolver seus estudos sozinho.
Ainda que fosse muito apegado à religião, Euler não era dos mais entusiasmados, e, com o consentimento de seu pai, mudou para a Matemática.
Quando terminou o curso, foi convidado a assumir a cadeira de um professor facelido na Universidade de São Peterburgo, na Rússia.Como não foi selecionado para a cadeira de Física em Basel, em 1727, resolveu mudar-se para a São Petesburgo.Lá, afiliou-se a Academia de Ciências, onde teve contato com alguns grandes cientistas.
Em 1730, assumiu como professor de Física da Academia, o que o permitiu abandonar o posto da marinha Russa. Após três anos, com o retorno de Daniel Bernoulli à Basel, Euler assumiu a cátedra de Matemática na Academia. Assim, em 1734, através dos benefícios provenientes da nomeação, Euler pode casar-se com Katharina Gsell, moça de ascendência suiça.
Os dois tiveram, ao todo, treze (13) filhos, mas apenas cinco (5) sobreviveram na infância.
Entre 1736 e 1737, Euler publicou seu primeiro livro: Mechaníca, que tratou da análise matemática da dinâmica newtoniana. Nesta mesma época, começaram seus problemas de saúde. Constantemente, Euler era atormentado por fortes crises febris. Além disso, desenvolveu catarata, o que, posteriormente, o cegara. Mas, ao passo que sua saúde não ia nada bem, sua reputação crescia cada vez mais e, dois prêmios da Academia de Paris acabaram por lhe ofertar um convite de trabalho em Berlim.
A política, nessa época, estava se tornando difícil para os imigrantes e, então, Euler decidiu aceitar a oferta.
Chegou a Alemanha como diretor de Matemática da Academia de Berlim. Euler contribui grandiosamente, através da publicação de artigos, entre outros. Após a morte do então diretor da Academia, Maupertius, em 1759, Euler acabou por assumir a direção da Academia, embora não tivesse recebido nomeação para tal. Diferenças com Federico, o Grande, sobre essa questão o fizeram retornar a São Petesburgo.
Em 1771, já bastante idoso e muito doente, Euler teve sua casa incendiada, salvando apenas alguns de seus manuscritos. Nesta mesma época, perdeu completamente sua visão. Mesmo após essa fase crítica, Euler continuou seus projetos e concluiu um pouco menos que a metade de seus projetos científicos.
Em 18 de setembro de 1783, faleceu Leonhard Euler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário