Pierre de Fermat (1601-1665) |
Hoje, 17 de agosto, é dia de comemorar o aniversário de Pierre de Fermat. Nascido em 1601, na cidade de Beaumont-de-Lomagne, na França, Fermat foi um grande matemático e cientista.
A influência de Fermat foi bastante limitada, visto que ele não tinha muito interesse em publicar suas descobertas, que são conhecidas principalmente pelas cartas a amigos, publicadas a partir de 1636 pelo Padre Mersenne, e anotações em seu exemplar de "Arithmetica", de Diofanto.
Mersenne passou a procurar por Fermat, após ouvir rumores sobre ele e lhe escreveu uma carta perguntando se o número 100895598169 era primo ou não. Questionamentos como esse demoravam muitos anos para serem resolvidos e explicados, mas Fermat era diferente e, sem hesitação, respondeu ao religioso que o número era produto de 112303 e 898423, ambos primos.
Em 1629, Fermat "inventou" a Geometria Analítica e descreveu suas ideias em um trabalho manuscrito, e não publicado, intitulado "Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos". Fermat, neste trabalho, introduziu a ideia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferências e equações mais simples de parábolas, hipérboles e elipses. Depois, demonstrou que toda equação de 1º ou 2º grau pode ser reduzida a um desses tipos. Descartes, vários meses antes de publicar "Geometrie", em 1637, teve acesso ao manuscrito de Fermat.
Folium de Descartes: x³+y³=3axy |
Grandiosas foram as contribuições de Fermat, considerado por Blaise Pascal como sendo o maior matemático de seu tempo, para o cálculo geométrico e infinitesimal. Ele era capaz de calcular a área de parábolas e hipérboles, além de conseguir estipular o centro de massa de vários corpos.
Em 1934, foi descoberto, por Louis Trenchard Moore, uma nota onde Isaac Newton atribuía o sucesso de seus cálculos ao método de Fermat para estabelecer tangentes. Newton foi a primeira pessoa a enunciar o "Pequeno Teorema de Fermat" e Euler foi o primeiro a demonstrar tal teorema, em 1736.
Pequeno Teorema de Fermat: Se p é um número primo, então, para cada número natural a, vale:
ap ≡ a (mod p)
Mesmo que equivalentes, o teorema é apresentado da seguinte maneira:
Pequeno Teorema de Fermat: Se p é um número primo, então, para cada número natural a coprimo com p, vale:
ap-1 ≡ 1 (mod p)
Nas margens de Arithmetica, de Diofanto, foi encontrado famoso Teorema conhecido como "Último Toerema de Fermat"
Último Teorema de Fermat: Não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n, com n>2, que satisfaz a equação:
xn + yn = zn
seguido da frase: "Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é muito estreita para contê-la".
Em 1670, Clément-Samuel, filho mais velho de Fermat, publica Arithmetica, de Diofanto, com as anotações de Fermat e com o comentário sobre o teorema.
Gerações inteiras de grandes matemáticos, como Euler e Gauss, por exemplo, lamentaram-se pela falta de espaço daquela margem... O teorema permaneceu sem demonstração por 358 anos, até que, finalmente, foi demonstrado, inicialmente, em 1993 e, após a correção de alguns erros, em 1995, pelo matemático britânico Andrew Wiles.
Andrew Wiles |
Para quem tiver interesse em se aprofundar mais na grande odisséia do Último Teorema de Fermat, Simon Singh, através da editora Record, publicou o livro "O Último Teorema de Fermat". A obra relata, numa linguagem simples e de fácil compreensão, a busca épica para resolver o maior problema de matemática de todos os tempos. Vale a pena a leitura.
Fermat morreu em 12 de janeiro de 1665, na cidade de Castres, na França.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_de_Fermat
http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/fermat/fermat.html
http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/fermat/fermat.html
http://robsonbatt.blogspot.com.br/2011/05/o-ultimo-teorema-de-fermat.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário